Suzana Alves’s Blog











{March 07, 2011}   Parcerias de sucesso

Estudar pilates me possibilitou estar ao lado de feras nessa área. Uma delas é o americano Brent Anderson. Ele é professor da Universidade de Miami, principal autoridade no trabalho em Medicina das Artes Performáticas e técnicas de pilates focado na reabilitação. É palestrante assíduo em conferências científicas e cursos para profissionais, nos EUA e em diversos países, consultor de companhias profissionais, escolas e conservatórios de dança em várias partes do mundo.

Minha mestra de pilates foi Alice Becker, fundadora e presidente da Physio Pilates, onde me formei. No Brasil, Alice foi a pioneira na implantação e fomento do método pilates. Formada em dança pela Universidade Federal da Bahia, Alice viajou em turnês pelo mundo, como dançarina e solista desta companhia de dança moderna e contemporânea.  Em 1985, Alice sofreu uma lesão no joelho e, dois anos depois, foi para os EUA cursar o mestrado em coreografia pelo California Institute of Arts, onde teve o primeiro contato com o pilates.

O interesse no método a levou a ingressar no curso da Long Beach Dance Conditioning, obtendo a certificação em 1991, ano em que retornou ao Brasil para implantar o Pilates em Salvador. De Salvador, Alice expandiu o método para vários Estados brasileiros e até outros países, tornando-se licenciada da Polestar, com exclusividade para 07 países da América do Sul.

E, por fim, a minha sócia no Studio Physique Pilates é a fisioterapeuta Carolina Carpi. Nós estudávamos juntas na Physio Pilates, ficamos amigas e pensamos em abrir um negócio nessa área quando ainda éramos estudantes. Ela é fisioterapeuta e eu, além de jornalista e atriz, sou bailarina clássica. Por que não retornar às origens? Resgatar a memória corporal que me foi implantada desde os poucos anos de vida. Decodificar os passos do balé através do pilates. Não imaginava que voltaria a trabalhar o corpo de uma forma tão agradável, saudável e, o melhor, como uma nova profissão para mim, já que nunca tinha me envolvido, fora a arte, com outra fonte de trabalho. Pensava que nunca mais usaria a dedicação de anos de balé, no Teatro Municipal, desde pequenina… Mas a vida, ou melhor, Deus sempre nos surpreende. Com o incentivo de uma amiga, Georgia Pischel, também fisioterapeuta e, ao lado da Carol, resolvi dar um passo maior e juntas mergulhamos no universo do Pilates. A prática, a cada dia, a cada curso, a cada aula, a cada momento nos impulsiona a viver melhor, a ter mais qualidade de vida e, a melhor parte, ajudar pessoas a buscar essa consciência corporal para suas vidas. Adoramos essa profissão por despertar a importância de qualidade de vida, resistência, força e a melhoria do cotidiano. Mesmos princípios, mas personalidades diferentes dão equilíbrio ao projeto e, por isso, essa sociedade tem dado tão certo. Sociedade é como um casamento, requer paciência, tolerância, compreensão, mas quando há respeito e admiração, tudo fica mais fácil e divertido.



{March 07, 2011}   Spa da felicidade

Inaugurei, no final do ano passado, um espaço totalmente dedicado à saúde e ao bem-estar. Trata-se do Studio Physique Pilates, no Morumbi, em São Paulo. Em parceria com a grande amiga e competente fisioterapeuta Carolina Carpi, realizei mais este sonho. Trabalhar com a saúde é algo que sempre fez parte da minha trajetória, desde criança, quando estudava balé no Teatro Municipal. Senti que este era o momento de desenvolver meu lado empreendedor e investir em saúde.

A festa de inauguração do espaço reuniu amigos e o meu marido, o tenista Flavio Saretta. A chef Nica Wissmann cuidou das comidinhas. A tradicional rede de cama, mesa e banho Casa Almeida cedeu gifts especiais para os convidados, como toalhinhas para a prática e sabonetes líquidos com essências naturais. O DJ Fabio Oh! animou as picapes da festa e pôs todo mundo para dançar até altas horas. Veja algumas fotos da festa:  http://www.caras.com.br/edicoes/892/textos/27121/

 

Início feliz de um projeto de sucesso. Trabalhar o corpo, a mente e o espírito em um único espaço. O objetivo é dar aulas particulares ou até três alunos, atender a poucos alunos e de forma personalizada, em um ambiente muito distante da superlotação das academias. No Physique Pilates, você despluga da correria do dia-a-dia, aprende a respirar, alongar, fortalecer a musculatura, aprende, enfim, a ter uma vida mais saudável e feliz. Venha me visitar e agende a sua aula também! Acesse o site do Studio: http://www.physiquepilates.com.br/



{March 07, 2011}   Tudo novo

Queridos internautas, voltei e voltei para ficar. Depois de um grande sumiço, de uma necessidade de introspecção, com mudanças profundas, volto a atualizar o blog, com mil e uma novidades. Nesse intervalo, casei com o amor da minha vida, montei o meu novo lar, aprimorei meu lado empreendedor e empresarial e abri um espaço dedicado à saúde, o Studio Physique Pilates. Como as novidades são muitas, vou dividir por posts, para que vocês fiquem por dentro de tudo.


 

Amor é realmente o que define os relacionamentos e a paz interior. E o meu encontro com o Flavio resultou na descoberta que queríamos ficar juntos para o resto da vida. Um campeão mundial que vocês conhecem das partidas de tênis, do universo do esporte, mas principalmente meu campeão, meu companheiro, meu amor, meu amigo, meu marido. Tínhamos amigos em comum, ele gostava do meu jeito, personalidade, enfim – devo confessar – não entendia absolutamente nada de tênis e nem acompanhava as partidas, mas a sinergia foi tanta que não tinha como resistir, o amor de Deus nos conectou e estamos crescendo juntos e felizes.

O amor resultou em um casamento discreto e inesquecível. Uma cerimônia íntima, realizada em um bistrô francês, em meio a muito verde, família e amigos queridos. Cantores especiais, crianças correndo pelo jardim, cornetas anunciando a cerimônia, pastores e verdadeiros mestres nos mostrando o significado e a responsabilidade de uma união.  Fizemos tudo do nosso jeitinho, ótima culinária, à luz do dia, as flores mais lindas com as cores mais lúdicas que lembram o arco-íris.

E sobre os boatos de que já estou grávida, um esclarecimento: são apenas boatos. Educar uma criança – nos dias de hoje – é tarefa das mais difíceis e exige planejamento. Queremos ter muitos filhos, para coroar essa relação de amor, mas só daqui a um ano ou dois, quando nossa vida estiver mais organizada.  O primeiro filho dessa relação é um projeto de saúde – tema para um próximo post.



{July 16, 2010}   Pólvora Negra

Um dos trabalhos mais desafiadores que fiz recentemente é o longa Pólvora Negra, do jovem André Kapel, um dos maiores experts em cinema fantástico no Brasil.

Pólvora Negra tem previsão de estréia para este ano. Com roteiro em ritmo frenético, que explora a plasticidade da violência, à la Quentin Tarantino, o filme foi rodado na pequena cidade de Extrema, em Minas Gerais. Tem atores da Fox, vários amigos e ótimos atores brasileiros, como Elder Fraga, Júlia Novaes, Ricardo Gelli, Munir Kanaan, dentre outros.

Trata-se de um verdadeiro cinema de guerrilha: feito com orçamento mínimo, mas muitas idéias na cabeça. Para terminar o filme, a equipe usou reforço local para a figuração e contou com o apoio dos moradores e empresários locais.
Foram muitas madrugadas frias, gravações no cemitério, muito sangue, efeitos especiais incríveis e até escorpiões no set de filmagem! Aguardem.



{July 15, 2010}   Pilates

Mente sã, corpo são.  Por isso, sempre fui fascinada por esportes. A primeira atividade física que fiz foi o balé. Foram anos de disciplina e equilíbrio como bailarina, até me formar pelo Teatro Municipal. Depois disso, já fiz de tudo um pouco, mas a brincadeira só se tornou séria mesmo com o pilates. Pratico há 2 anos e me tornei professora da prática recentemente. Estudo na Physio Pilates, escola pioneira na utilização do método pilates no Brasil e com atuação em outros seis países da América do Sul (Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Bolívia).

O pilates foi criado, em 1920, pelo alemão Joseph Pilates.  Feito em aparelhos ou em solo, a prática iniciada pó Pilates nasceu na função de fortalecer o seu próprio corpo, ele sofria de raquitismo, pneumonia entre outras patologias. Praticava varias atividades físicas como: Artes marcias, natação… O pilates é baseado em seis princípios: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. O benefício imediato é o respeito às articulações. Diferentemente de outras práticas, dificilmente você sairá lesado do pilates. Pelo contrário, ele é utilizado na reabilitação de atletas e pacientes e altamente recomendado por médicos e fisioterapeutas.

Além da qualidade de vida e da consciência corporal, os benefícios estéticos também são incríveis.  Quer ter qualidade de vida?  ficar com postura de bailarina, barriguinha sarada e braços de ginasta? Corre para o pilates. Para saber mais, acesse o site:  http://www.physiopilates.com/



{July 14, 2010}   Eu, blogueira?

Virei blogueira. E não foi uma decisão fácil. No meio desse caos informativo em que vivemos, arrebatados por mensagens, torpedos, MSNs, Facebooks, Orkuts, redes sociais e blogs de todo o tipo, por que escrever mais um? E logo eu que, depois de tanto sair na mídia, verdadeira overdose, resolvi me recolher?

A escrita é uma forma de autoconhecimento – e de diversão também, que ninguém é de ferro.  Blog é o diário da modernidade. Já se disse de quase tudo neles, mas não há como resistir a essa forma de comunicação tão rápida, clara e direta. Por aqui, vou estar 100%, sem máscaras, sem rodeios, falando para os fãs – os do passado, os atuais, os futuros ou não -, amigos, jornalistas, blogueiros, companheiros de trabalho e de estudos. Vou falar do que ando fazendo, criando, almejando. Dos ensaios de teatro aos estudos na USP, dos projetos sociais ao cinema, do estilo de vida à rotina de exercícios em busca de qualidade de vida, vou compartilhar com vocês minhas opiniões. Suzana Alves sem máscaras, com os pés no chão e na estrada e a cabeça nas estrelas.  Beijos virtuais.




about

pages
categories
archive
et cetera